Excel - Em qual Rota você está?

25/05/2020

Talvez ache estranho este tema, mas te garanto que será uma leitura interessante. Vamos Lá?

É notório e bastante comum ao olharmos ou ouvirmos este tema 'Excel', pensarmos logo em, fórmulas, relatórios dinâmicos, cenários e frentes relacionadas ao que chamamos de operacionalidade dessa ferramenta tão importante. Mas o hoje não, não vamos discorrer sobre fórmulas, mas sim sobre rota.

Hoje se tornou muito fácil o aprendizado dessa ferramenta. Existem milhares de ambientes, instituições, profissionais autônomos que promovem cursos, plataforma que são enxotadas de vídeos e conteúdos. Ou seja, de alguma forma, hoje se tornou, 'fácil', 'rápido' e 'barato'.

É uma pergunta pertinente não é? Esse é o ponto. É o que diferencia quem produz, para os usuários que procuram aprender apenas recursos do Excel. O resultado disso, profissionais com um espaçamento significativo no atendimento as necessidades corporativas com essa ferramenta.

Entenda, duas pessoas precisam ir a um determinada cidade. Uma, abasteceu o carro, tomou sua habilitação, mas não evoluiu, pois não sabia o caminho. A outra, observou que o carro não havia combustível suficiente, por isso traçou uma rota onde conhecia um Posto de Combustível próximo, e assim seguir ao seu destino, pois tinha conhecimento da rota e suas necessidades. Veja, nenhum dos ingredientes citados podemos dispensar, mas é necessário saber a nossa rota, conhecer suas necessidades e assim nos inclinarmos em sua direção.

Não vai ser somando recursos isolados no Excel, que você se tornará Expert em construir cenários. Nada disso fará sentido se não existir uma necessidade corporativa sendo atendida, com rota traçada para sua aplicação e leitura. Existindo Rota, o aprendizado terá sabor, será prazeroso, ao invés de cansativo e massante. juntar: Rota + Necessidade, é objetivo atendido, Seu e da sua empresa. Agindo assim, conheceremos melhor nossas limitações, consequentemente teremos escolhas mais assertivas para o aprendizado e aplicação correta do nosso tempo e dinheiro, investindo naquilo que é funcional.

Espero ter ajudado, meu nome é Marcelo Cruz, sou especialista em Excel para empresas, e estou neste exato momento recalculando minha rota. Um abraço e até nosso próximo encontro.