O que antecede um relatório?

11/06/2020

Ta ficando muito bom esse nosso encontro em? maravilha! vamos lá...

Pois é... O que antecede um relatório? De verdade, alguma vez você já parou para pensar neste tema? Não?! A verdade é que no Excel, tudo acontece tão rápido que não dá tempo de organizarmos bem as ideias e a ordens das coisas. E é sobre isso que vamos bate um papo, e desenvolver um entendimento onde entendo que te ajudará na elaboração de um ou mais relatórios.

O ponto de partida, o nosso Start, é:

Isso mesmo... Não da pra desassociar o 'Conceito' da 'Prática'. É importante que você compreenda bem o que faz, mas sem furta o saber do 'Porquê faz'. Quando se sabe o 'Porquê' de um tema, o seu conhecimento é mais abrangente, o que vai te dar mais segurança e assertividade no que for desenvolver. E melhor ainda, vai te levar a ser mais produtivo, pois você saberá desenvolver bem o tema, por ter mais conhecimentos específicos e particularidade.

Mas será que para elaborar o relatório, após passarmos pela gestão do tema, é suficiente? e Como fica operacionalidade? Esse, é o nosso segundo ponto.

Com o domínio do tema, você precisará possuir capacidade de uma ferramenta, para produzir um relatório, torná-lo tangível, dar forma, fazê-lo existir. Pois bem, estamos falando de Excel, certo?! Dessa forma, é de suma importaria que você se preencha de práticas da ferramenta, que somadas ao Know-hall que adquiriu em sua atividades desempenhadas ao longo de um tempo, você traduza isso em produção, e assim, consiga estruturar este item.

Conhecer a ferramenta significa, ganhar celeridade na construção de um relatório, utilizar recursos que transmitem convergência com o tema, e que te levarão ao atendimento da necessidade. Pois todo relatório, nasce de uma necessidade. E Exatamente esse o nosso terceiro ponto.

Exatamente isso, "Ter Ciência da entrega". Vamos decifrar isso! Acompanhe este caso onde um Gestor solicita a dois colaboradores para que extraiam um relatório mensal.

-Carlos, por 'favor, poderia emitir uma extração do custo do mês de abril? Carlos respondeu: Sim, em instantes estará no seu e-mail.

-Luiz, por favor, preciso que levante o relatório de receita do mês de abril? O Luiz responde... Vai analisar os ofensores? Da regional?

Perceba que na solicitação acima, contém uma necessidade a ser atendida, e não estou falando de gerar a extração, mas estou dizendo que a solicitação é demandada em função de uma análise comportamental dos números em um espaço de tempo, e ou de uma extensão geográfica, que pode ser pontual, comparativa com período passado, ou do mesmo período, sendo do ano anterior.

O comportamento do Luiz, chama a atenção, pois retrata a busca pela assertividade da entrega. Conhecendo mais sobre a necessidade a ser atendida, ele terá maior chance de produzir um relatório que reflita corretamente a sua intenção de existir.

Aqui concluo meu racional, pedindo para que você conheça mais sobre o que você faz. Melhore o seu desempenho com a ferramenta, e produza materiais que gerem efeito satisfatórios.

------------- Espero que você tenha gostado do nosso bate papo, e que este conteúdo gere reflexão em você, e que isso implique em um resultado positivo nas suas atividades.

Até o nosso próximo encontro. Forte Abraço.

Att. Marcelo Cruz